In other languages: Deutsch English Español Français 日本語 Polska Русский Tiếng Việt 中文

Tutorial:Quick start guide

From Official Factorio Wiki
Revision as of 10:21, 24 June 2020 by Camponez (talk | contribs) (Gerador de mundo: .)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

O começo

Se ainda estiver perdido depois de jogar os tutoriais, este guia está aqui para te ajudar.

Começando o jogo

Para começar no menu principal, você precisa selecionar "Jogar", depois "Novo jogo". Isso o levará a um menu que permite a personalização do seu mundo. Se esta é sua primeira vez, você não precisará mexer nelas. Se você ainda não jogou os níveis de tutorial e campanha, você deve joga-los primeiro. No menu principal, selecione "Jogar", "Iniciar campanha" e "Primeiros passos". A campanha "Primeiros Passos" é um tutorial básico, a "Nova Esperança" ensina mais o básico do jogo.

Gerador de mundo

Você pode alterar essas opções para gerar o mapa de maneiras diferentes. Mudanças na geração mundial podem afetar muito a dificuldade do jogo.

A primeira aba na tela da geração mundial permite ao jogador escolher uma predefinição para a geração mundial. Uma predefinição é apenas uma maneira rápida de alterar as configurações nas outras duas guias. Para novos players, a predefinição padrão ou a predefinição de recursos avançados são sugeridas.

Se o modo pacífico estiver ativado, os inimigos não atacarão o jogador, a menos que ele ataque primeiro.

A aba de Configurações de recursos permite alterar com que frequência e força os recursos e inimigos aparecem.

Recurso e bases inimigas são controladas por 3 valores: frequência, tamanho e riqueza.

  • Frequency determina quantas vezes você verá veias de minério ou bases inimigas dentro do mundo do jogo
  • Tamanho determina o tamanho dessas veias ou bases
  • A riqueza determina quantos recursos os minérios produzirão antes de secar e a densidade das bases inimigas

Se você quiser um começo mais fácil, considere aumentar a frequência, tamanho e riqueza dos recursos e diminuir o mesmo para as bases inimigas. Observe que pode ser recomendado aumentar o tamanho e a frequência do petróleo para jogadores iniciantes, pois pode ser muito difícil encontrar petróleo, dependendo da semente da geração de mundo em comparação com a de outros recursos, combinada com o fato de o petróleo ser um a necessidade de progredir, além do fato de que o bombeamento de óleo diminuirá gradualmente seu rendimento, exigindo a necessidade de viajar ainda mais para encontrar ainda mais petróleo. Observe também que o jogo pode ser concluído com inimigos desabilitados completamente (tamanho definido como nenhum), no entanto, lidar com inimigos geralmente é uma parte importante do jogo.

Mais informação sobre a geração de mundo pode ser encontrado em World generator.

Controles básicos e Interface

Por favor, veja em Keyboard bindings para aprender mais sobre as teclas e como configura-las.

Movimento

Movimente o seu personagem com as teclas de movimento ("W", "A", "S", "D" por padrão).

Mapa

Press the map key (default "M") to open and close the map. Hover your mouse over resources on the map to see what they are.

Coletando recursos

Alguns recursos podem ser reunidos manualmente, mantendo o botão direito do mouse sobre eles. Você pode usar isso para coletar Madeira, Pedra, Carvão, Minério de cobre, Minério de ferro e peixe apenas.

Invetário e criação

Pressione a tecla de inventário (padrão "E") para abrir e fechar seu inventário. A interface do usuário do inventário é dividida no inventário do jogador, à esquerda, e nas receitas, à direita. Os quatro botões grandes na parte superior das receitas são as categorias de criação de itens. Se você tiver os ingredientes exigidos por uma receita, poderá clicar nela várias vezes para criar quantas quiser. Veja o progresso da criação no canto inferior esquerdo da tela.

Colocando e removendo estruturas

Alguns itens são estruturas que você pode colocar no chão. Quando o seu inventário está aberto, você pode selecionar uma estrutura que possa ser inserida no local, clicando nela. Você deve ver que seu cursor foi substituído pelo ícone da estrutura. Agora você pode pressionar a mesma chave de inventário novamente (padrão "E") para fechar seu inventário. O ícone do mouse ainda terá a estrutura. Mova o mouse para ver onde você pode colocar a estrutura. Se o item aparecer em vermelho, você não poderá colocá-lo lá. Se estiver verde, pode ser colocado. Você pode alterar a direção de rotação da estrutura pressionando a tecla girar (padrão "R") antes de colocá-la ou depois de posicioná-la passando o mouse sobre ela com o mouse e pressionando a tecla girar (padrão "R"). Clique esquerdo para colocar a estrutura.

Depois de colocar uma estrutura, você pode buscá-la e colocá-la novamente em seu inventário, mantendo o botão direito do mouse sobre ela.

Interagindo com as estruturas

Se uma estrutura puder ser interativa, clique nela para abrir sua interface do usuário. Geralmente, você usa isso para escolher qual receita uma máquina deve usar ou para colocar itens de estoque em um contêiner.

Ao abrir um contêiner, você também poderá ver seu inventário. Clique em um item do seu inventário e clique em um slot vazio no contêiner para transferir. Você também pode transferir mantendo simplesmente pressionado o botão "transferência de pilha" (padrão "SHIFT") e clicando nele. Se você quiser pegar apenas metade de um pilha de itens, clique com o botão direito do mouse na pilha do seu inventário. Você também pode clicar com o botão direito do mouse em CTRL para transferir diretamente metade da pilha. Se você deseja transferir TODOS os itens de um tipo, mantenha pressionada a tecla "transferência de estoque" (padrão "CTRL") e clique no item. Se você deseja transferir TODOS os itens de QUALQUER tipo, mantenha pressionada a tecla "transferência de estoque" (padrão "CTRL") e clique em um slot vazio.

Pressione a tecla "alt-mode" (padrão "ALT") para alternar para "visualização detalhada", que mostra informações extras sobre estruturas.

Barra rápida e atalho

Na parte inferior central da tela, você verá a Quickbar à esquerda e a barra de atalhos à direita. Clique com o botão esquerdo do mouse na Barra Rápida para inserir um item. Clique com o botão do meio (ou clique com o botão direito do mouse em Comando) no item na Barra Rápida para removê-lo.

Combate

Este jogo contém inimigos, embora eles provavelmente não o atacem até que você esteja mais preparado. Se você precisar se defender, pressione espaço para atirar no inimigo mais próximo do cursor do mouse. Fique de olho na sua munição, que pode ser vista no canto inferior direito da tela.

Os primeiros momentos

Recursos

Certifique-se de ter os quatro recursos sólidos próximos ao seu local de reprodução; Carvão, Minério de cobre, Minério de ferro e Pedra. Estes devem ser encontrados a uma distância razoável um do outro; quanto mais afastados, mais difícil será direcioná-los para uso combinado.

Também é aconselhável ter uma fonte de Água na sua área de partida, pois é necessária para o Gerador a vapor.

Se a sua área de reprodução não possui um desses recursos, ou eles são muito escassos ou muito afastados, basta pressionar a tecla Escape e escolher "Reiniciar". Isso irá gerar novamente o mundo do jogo e você aparecerá em um novo local de partida. Isso pode precisar ser feito várias vezes até que um mundo aceitável seja criado.

Mais tarde, também precisaremos de Petróleo. No entanto, tudo bem se sua área inicial não tiver óleo, pois você não precisará dele até mais tarde no jogo. O mesmo vale para o Minério de urânio.

Quase tudo no Factorio é feito com esses sete recursos básicos, e você precisará de todos eles, exceto o urânio, se pretende terminar o jogo.

Colocando minas e fornalhas

Reunir e criar manualmente é uma dor, e o objetivo do Factorio é criar máquinas que farão seu trabalho por você.

Você inicia sua jornada com um Fornalha de pedra e um Mineradora a combustão. Isso significa que você só precisa colher um número limitado de recursos manualmente. Antes de tudo, você deve colocar sua broca na borda de um depósito de ferro, voltada para o forno. O depósito de ferro se parece com pedras cinza azuladas no chão.

A pequena seta amarela mostra onde o minério de ferro extraído sairá. Você deseja que o forno fique na frente dessa seta, para que a broca insira automaticamente o minério no forno. Deve ser algo como isto:

SimpleOre.PNG

Lembre-se de que você pode pressionar "ALT" para ativar a visualização detalhada. Isso facilita a visualização do que está acontecendo.

Abastaecendo com combustível

Agora que você colocou a broca e o forno, eles precisam de Combustível.

Você pode alimentá-los com Madeira ou Carvão. Para coletá-los, você precisará cortar árvores ou extrair carvão; isso pode ser feito pressionando o botão direito do mouse sobre árvores ou depósitos de carvão, respectivamente.

Depois de ter algum combustível em seu inventário, clique com o botão esquerdo no forno ou na broca para abrir a interface.

Stone furnace GUI.png

Para colocar o combustível na máquina, basta clicar com o botão esquerdo do mouse para retirá-lo e clicar com o botão esquerdo novamente para colocá-lo no compartimento de combustível.

Se você deseja dividir uma pilha ao meio, clique com o botão direito do mouse na pilha. Agora as duas máquinas devem estar funcionando e automaticamente fazendo algumas chapas de ferro!

Você também pode clicar com o botão direito do mouse + CTRL para inserir diretamente metade da pilha

Você pode usar uma configuração idêntica para o minério de cobre para obter placas de cobre.

Aumetando a produção

O que é melhor do que chapas de ferro? Mais chapas de ferro!

Você precisará criar algumas mineradoras extras. Se você passar o mouse sobre a mineradora no menu de criação, verá duas listas de materiais. A primeira lista mostra os componentes necessários para fazer a broca; o segundo na parte inferior da janela da dica de ferramenta mostra os recursos brutos necessários para cria-la. Ao contrário de outros jogos, você não precisa criar os itens de pré-requisito antes de selecionar o item que deseja criar. Todos os itens necessários são criados para você. Você pode ver esse processo acontecendo na parte inferior esquerda da tela, onde está sua fila de criação. Você também pode enfileirar mais pedidos de criação, contanto que tenha os materiais necessários e eles serão executados um após o outro.

Burner mining drill recipe.png

Agora que você consegue ter mineradoras e fornalhas extras, automatize a aquisição de carvão e pedra. Eles são fáceis de configurar e funcionam essencialmente da mesma forma que a instalação do ferro. Para o carvão, você pode ter duas mineradoras de frente uma pra outras: eles funcionam com o carvão que são alimentados pelo parceiro e você pode coletar o excedente.

Não esqueça que você pode coletar recursos de máquinas sem abrir seus inventários, com CTRL-LMB. Você também pode ativar a exibição detalhada pressionando a tecla ALT uma vez. Você pode desativá-lo pressionando ALT novamente.

Early coal mining 1.png

E para pedra, você pode obter a broca diretamente no baú.

Quando tudo estiver configurado, você provavelmente desejará torná-lo mais rápido. Configure mais mineradoras com fornalhas para o ferro, configure algumas para o cobre e talvez faça mais mineradoras no carvão para cobrir a produção extra de carvão. No início do jogo, o recurso mais usado é o ferro, então você provavelmente precisará do dobro de mineiros de ferro que cobre, se não mais. Mas espere que o cobre se torne cada vez mais importante quanto mais você mexe com eletricidade e eletrônica!

Mais automação

Great! So now you have four or so furnaces making iron, a couple making copper, some stone production and a good amount of coal production. But you know what really sucks? Having to run the coal around to all your other machines, right? Well let's automate that too! Conveyor belts and inserters are the way of the future! The output slots on the drill can also output onto conveyor belts to be transported to your other machines.

Ótimo! Então agora você umas quatro fornalhas fabricando ferro, alguns fabricando cobre, alguma produção de pedra e uma boa quantidade de produção de carvão. Mas você sabe o que realmente é uma merda? Ter que transportar o carvão para todas as outras máquinas, certo? Bem, vamos automatizar isso também! Correias transportadoras e insersores são o caminho do futuro! Os slots de saída da broca também podem ser transportados para correias transportadoras para serem transportadas para suas outras máquinas.

CoalConveyor.PNG

Agora que podemos levar nosso carvão para outros lugares sem nenhum esforço, precisamos apenas de uma maneira de inserir o carvão nessas máquinas. É aqui que os Insersores entram. Nas primeiras etapas do jogo, você pode usar o insersores à combustível como uma maneira barata de mover itens de qualquer coisa para qualquer coisa. Você pode mover objetos do chão, baús, máquinas e colocá-los onde quiser. Porém, os próprios insersores de queimador precisam de carvão para funcionar, o que torna um pouco contra-intuitivo precisar abastecê-los, ao invés das máquinas que você está tentando abastecer. Aqui está um pequeno exemplo de insersores funcionando. Observe que a linha plana é onde os insersores serão selecionados e a seta é onde eles colocarão o item. Para ver isso no seu jogo, você precisa acessar o menu do jogo, pressionar Opções, Gráficos e ativar a opção "Mostrar setas do inserter quando informações detalhadas estiverem ativadas".

SimpleOreProcessing.PNG

Ok, agora sabemos como extrair automaticamente as coisas e como mover automaticamente as coisas de um lugar para outro e, em seguida, colocar os itens na máquina ou fora das máquinas.

Em seguida, queremos obter um pouco de eletricidade para que possamos ter insersores que usam eletricidade em vez de combustível.

Energia elétrica

Eletricidade. É aqui que as coisas começam a ficar interessantes. Vamos precisar de uma única bomba bomba d'água, uma Caldeira e duas máquinas a vapor. Eles são realmente simples de configurar, exigem apenas trinta e algumas chapas de ferro por máquina a vapor e cinco pedras. A bomba offshore entra na água e não precisa de energia para funcionar. A partir daí, você pode usar canos para transportar a água para as caldeiras, ou pode usar caldeiras diretamente da bomba. A água é introduzida na caldeira através da conexão no lado mais curto, como mostra a figura. Se a caldeira for alimentada, ela emitirá vapor no meio de um dos lados mais longos. A saída de vapor da caldeira se conecta ao meio do lado mais curto do motor a vapor. Certifique-se de conectá-lo no lugar certo ou ele não funcionará. Você pode ver onde pode conectar caldeiras e motores a vapor se ativar a exibição detalhada (pressione a tecla Alt). As caldeiras permitem que a água flua, você pode colocar várias caldeiras próximas umas das outras e todas receberão água. Da mesma forma, os motores a vapor permitem a passagem do vapor, para que você possa ter quantos motores quiser conectar em uma fileira. Aqui está um pequeno exemplo.


SimpleGeneratorSetup.png

Agora você precisa usar postes de energia para transportar energia para suas máquinas. Coloque um pouco para baixo para que a área de cobertura (o quadrado azul) se sobreponha a cada motor a vapor em pelo menos um quadrado. Se eles quiserem se conectar, as máquinas que usam energia serão mostradas com um contorno azul nas bordas.

Se o motor a vapor estiver produzindo energia, mas nada estiver sendo usado, ele mostrará um ícone amarelo piscando: agora está sendo exibido porque ainda não temos máquinas elétricas!

LonelyTurbine.PNG

Sua configuração de energia pode ter a aparência que você deseja. Uma caldeira produz exatamente o mesmo vapor que dois motores a vapor podem consumir ao mesmo tempo; portanto, o método usual é ter uma linha de caldeiras conectadas a dois motores a vapor. As caldeiras são fornecidas com carvão por meio de insersores que retiram o carvão de uma esteira. Uma bomba produz água suficiente para 20 caldeiras; portanto, a instalação mais usada contém 1 bomba d'água, 20 caldeiras e 40 motores a vapor. O exemplo acima é facilmente expandido para esse design eficiente. Mas ei, este jogo é sobre experimentação e para você ser capaz de encontrar maneiras de fazer suas próprias coisas! Então, vá lá e mostre seus próprios designs exclusivos!

Here's my personal favorite setup.

O uso dessa energia é tão simples quanto criar uma máquina que funciona com eletricidade e colocar um poste perto o suficiente para que o quadrado azul toque a máquina, assim como você deve fazer na usina com os motores. Verifique se há uma linha de postes de energia que realmente se conectam à sua usina.

Agora que energia está explicada, precisamos aumentar nossa produção de recursos.

No entanto, se você quiser informações detalhadas sobre sua produção/consumo de energia, poderá verificar a Informações detalhadas sobre a rede elétrica, clicando em qualquer poste de força.

Repensando nossos recursos e pesquisa

Em seguida, vamos entrar mesmo na automação de itens, não apenas na fundição de minérios.

Antes que possamos chegar a isso, aumentaremos nossa produção de minérios. É aqui que as coisas começam a se tornar um pouco complicadas e há poucas coisas que você deseja fazer ao mesmo tempo. Queremos realmente poder montar a fábrica para fazer as coisas e deixar para lá. Mas, para isso, precisamos de alguns utilitários extras que não temos e precisamos passar pela Pesquisas.

Ainda nem tocamos nisso! Vamos começar aumentando nossa produção de recursos. Agora que temos eletricidade, podemos usar mineradoras elétricas. Estes são muito melhores do que aqueles queimadores escandalosos. Eles funcionam exatamente da mesma forma, exceto que são duas vezes mais rápidos e não dependem de combustível, como você pode imaginar pelos nomes. Você pode fazê-los usar seus recursos brutos em esteiras e levá-los a um local onde você pode processar em massa os minérios em chapas. Aqui está um pequeno exemplo do que você poderia fazer, mas deixe sua imaginação e sua lógica de cálculo descobrir outras maneiras, talvez ainda melhores, de fazê-lo! Você quer que o minério seja dividido mais ou menos de maneira uniforme em cada lado das esteiras. Isso ajuda com a quantidade de recursos que podem ser transportados para sua base de operações em uma esteira única.

BasicElectricMiners.PNG

Isso é mais uma vez facilmente expansível em todo o depósito de ferro. Essa esteira transportadora pode levar todo o minério para algum tipo de área de processamento. A área de processamento precisa de algumas máquinas que atualmente não temos devido a limitações em nossa pesquisa.

O mais importante é que queremos o Insersor de longo alcance. Este insersor é capaz de atingir o dobro do que um insersor normal! É muito útil para trazer ou colocar itens de ou para esteiras transportadoras que ficam a um ladrilho extra. Então, o que precisamos fazer é criar alguns laboratórios de ciências. Eles não custam muitos recursos, mas demoram um pouco para serem feitos. Crie um ou dois deles e conecte-os à energia. Quando você coloca um pela primeira vez, receberá um pop-up perguntando que deseja pesquisar. Nós realmente queremos automação agora. Isso nos dá nossos insersores e a máquina de montagem 1, que será muito útil no futuro próximo.

Você notará que o custo para isso é de 10 Science Pack 1, ou "poções vermelhas" ou "frascos", como algumas pessoas gostam de chamá-los. Esses são simplesmente outros itens criados, dos quais você deve criar 10 agora e colocá-los em seus laboratórios para começar a pesquisar. Enquanto você espera que seus frascos sejam fabricados ou sua pesquisa seja concluída, vamos continuar construindo um centro de processamento de minério. Queremos que uma linha de cobre, ferro e carvão esteja disponível para esta área. Apesar de estarem na era elétrica, nossos fornos ainda precisam de carvão até um pouco mais adiante.

Abaixo está outro exemplo de como você poderia configurar sua área. Existem maneiras eficientes de produzi-las que você pode ver no fórum, mas se quiser aprender sobre o que são e como elas funcionam, você pode experimentar a si mesmo ou pesquisar no wiki / fórum para obter alguns designs melhores.

OreProcessingArea.PNG

Como sempre, deixo esta área com muito espaço para expandir mais tarde, quando as demandas aumentarem. A parte importante disso é que você precisa dos insersores vermelhos de mão comprida para poder alcançar o carvão no meio para abastecer seus fornos. Você precisa de esteiras separadas para que as matérias-primas recebidas possam ser processadas e, em seguida, outra esteira fora delas para lidar com a produção depois de fundida. Esses materiais podem então ir direto para sua base e transformar-se em uma infinidade de outras coisas. Finalmente, temos um suprimento constante e atualizável de chapas de cobre e ferro, e podemos entrar em mais automação com as máquinas de montagem para automatizar a criação de coisas como pacotes de ciência, munição e qualquer outro item que o próprio jogador possa criar, mas sem você envolvido!

Automating that research

Ok, algumas coisas já aconteceram. Agora, para poder progredir em partes posteriores do jogo com uma pesquisa melhor, vamos automatizar o processo de criação de pacotes de ciências e colocá-los nos laboratórios. Dessa forma, não precisaremos mais nos preocupar com pesquisas.

Existem muitos designs que você pode encontrar nos fóruns, mas mostrarei algo simples, permitindo que você descubra o que funciona melhor para você. Eu recomendo que você pesquise Logística como sua próxima pesquisa e, de fato, crie manualmente a ciência necessária para isso. A pesquisa logística fornece algumas coisas importantes: o Divisor, o Underground belts e o Insersor rápido. Os divisores e subterrâneos são alguns dos itens mais importantes que você terá nesta fase. Eles fazem praticamente o que seus nomes sugerem.

Então, o que os pacotes de ciência exigem? Precisamos de chapas de cobre e engrenagens de ferro. Até agora, lidamos apenas com recursos brutos, como fazemos coisas que podem ser feitas? A máquina de montagem responde suas orações! Se você colocar uma máquina de monaagem no lugar e abrir sua interface, ele perguntará o que você deseja criar. Depois de selecionar um, se você colocar os ingredientes necessários, o item será fabricado e você poderá retirar o produto final. No caso de pacotes de ciência vermelha, precisaremos de uma máquina que fabrique engrenagens de ferro e de uma máquina que faça as os pacotes. Uma boa maneira de fazer isso é ter uma esteira transportadora com um lado contendo as placas de cobre e o outro lado pegando as engrenagens de outro montador, como abaixo.

RedScienceProduction.PNG

Agora, esta imagem usa alguns pequenos truques que explicarei em detalhes. Se você tiver suas esteiras de chapa separadas e desejar que elas funcionem lado a lado, pode haver problemas ao tentar pegar um ou outros recursos da faixa oposta. Sim, você pode usar um insersor longo, mas em alguns casos não o deseja (por exemplo, você precisa de um insersor rápido para obter recursos rapidamente em seus máquinas).

A área em vermelho é uma boa maneira de contornar isso. Por ter um divisor, você pode mover a correia distante da sua produção de perto, enquanto também permite que ela continue na linha para uso posterior. Para o cobre, usamos uma faixa subterrânea para passar por baixo da área que agora é tomada pela linha distante, o que também permite que o cobre continue. Mais uma vez, esse é apenas um método possível de fazer as coisas e você não é obrigado a segui-lo.

A área em azul é uma maneira rápida de permitir que o cobre continue na linha principal, além de separar alguns dos nossos montadores de ciência vermelha. Observe como, quando une a linha em que as engrenagens estão, elas se juntam apenas ao lado inferior da correia. O pequeno cinto extra que eu adicionei à esquerda impede que o cinto se torne um giro e, portanto, faz com que os itens se unam apenas ao lado que eu quero. O resto é simples: as engrenagens e o cobre são puxados para as montadoras, eles fazem a ciência e depois são puxados novamente do outro lado. Esses frascos podem ser transportados para alguns laboratórios para fazer sua pesquisa automaticamente, como por exemplo:

SmallScience.PNG

Ver também