In other languages: Deutsch English Polska 中文

Power production

From Official Factorio Wiki
Jump to: navigation, search

Eletricidade deve ser produzida antes de ser transferida por seus consumidores através do sistema elétrico. Há várias maneiras de produzir eletricidade:

Energia de gerador a vapor

Cada gerador a vapor precisa de 0,5 caldeiras para funcionar na capacidade máxima. Uma bomba d'aágua pode suprir 20 caldeiras e 40 geradores.

A razão acima pode ser calculada a partir de informações disponíveis no jogo: uma caldeira consome 1,8MW de combustível e produz energia na forma de vapor com 100% de eficiência. Um gerador a vapor consome 900kW de energia em vapor, portanto cada caldeira supre 2 geradores: 1,8MW ÷ 0,9MW = 2. Um gerador consome 30 unidades de vapor por segundo, e uma bomba d'água produz 1200 unidades de água por segundo, portanto cada bomba produz água suficiente para suprir 40 geradores: 1200 unidades/s ÷ 30 unidades/s = 40. O número de caldeiras pode ser derivado do número de geradores: 40 ÷ 2 = 20. Isso produz a razão 1:20:40.

Uma configuração possível

Painéis solares e acumuladores

Razão ideal

A razão ideal é de 0,84 (21:25) acumuladores por painel solar, e 23,8 painéis solares por megawatt exigido pela sua fábrica (esta proporção inclui os painéis solares necessários para carregar os acumuladores). Isso significa que você precisa 1,428 MW de produção (por painéis solares) e 100 MJ de armazenamento para providenciar 1 MW de força ao longo de um ciclo dia-noite.

Uma razão aproximada é de 20:24:1 acumuladores por painéis solares por megawatts necessários (por exemplo, uma fábrica que requer 10 MW pode ser alimentada aproximadamente, por dia e noite, por 200 acumuladores e 240 painéis solares - esta aproximação difere da razão ideal em 20 painéis solares a mais, o que é negligível, porém lembre-se de que a diferença entre o aproximado e o ideal aumenta na medida em que você constrói mais painéis).

Isso é tirado de Accumulator / Solar Panel Ratio (que calcula isto de forma matemática impressionante) e outra publicação nesse tópico (que faz o cálculo de outra forma).

Uma pequena configuração 9x9 demonstrando a razão aproximada acima.

Cálculos

A razão ótima de acumuladores por painel solar depende de muitos valores no jogo, os quais incluem a geração de energia de um painel solar, o armazenamento de um acumulador, a duração de um dia e a duração de uma noite. Também há momentos entre dia e noite chamados de crepúsculo e alvorada, que complicam os cálculos. No Factorio padrão, sem mods que alteram esses valores, a razão ótima será sempre a mesma. Essa razão é

Acumuladores / Painéis_solares =
    (dia + alvorada) × (noite + alvorada × (dia + alvorada) / dia_de_jogo) / dia_de_jogo
    × Força_solar / Energia_acumulador

que, dadas as durações padrão de: dia = 12500/60 s; alvorada = 5000/60 s; noite = 2500/60 s, e o padrão: Força_solar = 60 kW; Energia_acumulador= 5 MJ = 5000 kJ, nos dá a razão ótima de 0,84 acumuladores por painel. Se o jogador usa mods que mudam a geração de força de painéis solares, ou o armazenamento de acumuladores, mas não a duração dos dias, uma versão simplificada dessa equação pode ser usada.

Acumuladores / Painéis_solares = 70 s × Força_solar / Energia_acumulador

Essa equação pode ser usada também para lembrar a razão ótima padrão, dada sua simplicidade. Se o único efeito do mod sobre o jogo é mudar a duração do dia, sem mudar a razão entre alvorada : dia : crepúsculo : noite, então a equação pode ser simplificada como

Acumuladores / Painéis_solares = 0.002016 /s × dia_de_jogo

onde dia_de_jogo é o número de segundos de um dia de jogo, que é 25000/60 s por padrão.

Veja também

Energia nuclear

Veja também: Tutorial:Nuclear power/pt-br

Em geral, a energia nuclear é produzida pela seguinte cadeia de produção: minério de urânio é minerado e processado em urânio-235 e urânio-238, então células de combustível de urânio são criadas a partir dos dois. Essas células são queimadas em um reator nuclear para gerar calor. O calor é usado para converter água em vapor usando um permutador de calor e o vapor é consumido por turbinas de vapor para produzir energia.

Um reator sem bônus de vizinhança precisa de 4 permutadores de calor para que todo seu calor seja consumido. Para cada 100% de bônus de vizinhança, o reator precisa de mais 4 permutadores.

Razão ideal Razão simples Construções
25 1
Offshore pump.png
Bomba d água
291 12
Heat exchanger.png
Permutador de calor
500 20
Steam turbine.png
Turbina a vapor

Garantindo a produção suficiente

Experimente este checklist antes de mudar completamente sua fonte de energia. Você pode usar isso também para retificar brownouts/blackouts.

  • Você conectou o gerador a vapor ao sistema elétrico? Se não, um pequeno triângulo amarelo ficará piscando. Para corrigir isso, construa postes de energia próximo aos geradores que levem às maquinas que usem energia. Qualquer tipo de poste serve.
  • O vapor consegue chegar a todos os geradores?
  • Os canos possuem água? Olhe as janelas nos canos, passe o mouse sobre os canos! Ponha canos ou um tanque no final para ver se há água chegando. Se não, garanta que todos os canos ou canos subterrâneos estão conectados.
  • A fábrica produz combustível (carvão, combustível sólido, células de urânio) suficiente?
  • Há geradores de vapor suficientes (caldeiras, permutadores)?
  • Há geradores/turbinas suficientes?

Veja também o tutorial de matemática aplicada à energia para responder a pergunta de quanto carvão vou precisar?