In other languages: Česky Deutsch English Français Italiano 日本語 한국어 Nederlands Polska Русский Українська 中文

Sistema elétrico

From Official Factorio Wiki
Jump to: navigation, search

O Sistema elétrico é usado para alimentar muitas máquinas diferentes; o jogo dificilmente pode ser jogado sem o uso de eletricidade. Cada máquina tem sua própria capacidade elétrica interna. Quando a energia é produzida, ela é distribuída igualmente em todas as máquinas da rede que precisam de eletricidade. A eletricidade é uma das duas maneiras pelas quais as máquinas podem ser alimentadas, outras sendo burner devices sem combustível fuel.

Mecânicas da rede

Geradores

Existem quatro maneiras de produzir eletricidade. Mais detalhes sobre cada método estão disponíveis na página Produzindo energia.

  1. Gerador a vapor - O mais comum, requer aquecedores (que consomem Água e combustível).
  2. Painel Solar - Energia livre, mas funciona apenas durante o dia. Geralmente usado com acumuladores.
  3. Acumulador - Armazenamento de energia, veja abaixo
  4. Turbina a vapor - Motores a vapor de alta potência. Usado para gerar energia a partir de um Reator nuclear.

Se uma rede consumir menos energia do que é produzida, seus motores e turbinas a vapor diminuirão, de modo que nenhuma energia seja desperdiçada.

Armazenamento

Conjunto de acumuladores composto por 48 acumuladores e uma subestação com capacidade de armazenamento de 240 MJ.

A energia pode ser armazenada em:

Steam tanks as power storage

Um tanque de armazenamento cheio de vapor Trocador de calor a 500 °C armazena cerca de 2,4 GJ; um tanque de armazenamento cheio de Caldeira 165 °C vapor armazena 750MJ.

Existem várias vantagens em armazenar energia em tanques de armazenamento em comparação com armazená-la em um acumulador:

  • A densidade de energia de uma telha de tanque de armazenamento é muito maior do que com acumuladores.
    • Para vapor a 165 °C (produzido com Caldeira), um único tanque de armazenamento armazena até 150 acumuladores: 750MJ / 5MJ = 150
    • Para vapor a 500 °C (produzido usando Trocador de calor), um único tanque de armazenamento armazena até 480 acumuladores: 2400MJ / 5MJ = 480
  • Um Reator nuclear sempre queima completamente uma célula de combustível, liberando 8GJ (ou mais com o bônus de múltiplos reatores), mesmo que a demanda de energia seja menor. O excesso de energia pode ser armazenado como vapor.
  • A taxa máxima de descarga de um único Acumulador é 300kW. Em uma carga muito pesada (por exemplo, disparo de torre a laser), um pequeno conjunto de acumuladores pode não descarregar rápido o suficiente, causando interrupções de energia. Um motor a vapor pode produzir 900kW de energia a partir do vapor armazenado (taxa de descarga 3 vezes mais rápida) e uma turbina pode produzir 5800kW (taxa de descarga 6,4 vezes mais rápida). Em outras palavras, várias turbinas ou motores a vapor com armazenamento a vapor podem lidar com rajadas muito mais altas do que o mesmo número de acumuladores.
  • O vapor pode ser transferido através de trens e depois consumido remotamente através de turbinas ou motores a vapor. Isso é essencialmente "transportar eletricidade" usando trens.

Distribuição

Um exemplo simples da uma pequena rede elétrica.

Power poles are used to transmit energy. There are 4 types of power pole, each having differently configured properties. The properties are coverage area (area in which machines are placed to be affected by the pole) and wire reach (the distance across which a pole can connect with another pole). If two poles of different wire reach are to be connected, the smallest of either applies.

Postes de energia são usados para transmitir energia. Existem 4 tipos de postes energia, cada um com propriedades configuradas de maneira diferente. As propriedades são a área de cobertura (área na qual as máquinas são colocadas para serem afetadas pelo poste) e o alcance do fio (a distância pela qual um poste pode se conectar a outro poste). Se for necessário conectar dois postes de alcance de fio diferente, o menor dos dois se aplica.

  1. Poste pequeno - Segunda menor área de cobertura, menor comprimento de cabo, disponível sem pesquisa.
  2. Poste médio - Segunda maior área de cobertura, comprimento médio do cabo.
  3. Poste grande - Menor área de cobertura, maior comprimento de cabo.
  4. Subestação - Maior área de cobertura, o segundo maior comprimento do cabo, mas o mais caro de construir.

Consumo

A maioria das máquinas no Factorio consomem eletricidade. Existem dois aspectos no uso de energia de uma máquina.

  • Consumo de energia - A energia consumida pela máquina durante a execução ativa de um processo (criação de um item, movimentação de um item, etc.). Se uma rede elétrica não tiver geração de energia suficiente para fornecer todas as máquinas nela, a eletricidade será distribuída igualmente em todas as máquinas da rede (com base na demanda de cada máquina) e todas as máquinas diminuirão proporcionalmente à energia disponível.
    • Por exemplo: Se uma Máquina de montagem 3 (210kW) e uma Mineradora elétrica (90kW) estão em uma rede (90 + 210 = 300kW), mas a rede possui apenas 3 Painel Solar (3×60kW = 180kW) para alimentá-los, a máquina de montagem e a broca de mineração serão executadas a 60% da velocidade (180/300 = 0,6).
  • Drenagem - A energia consumida pela máquina, ativa ou não. A maioria das máquinas consome uma pequena quantidade de energia apenas sendo conectada a uma rede. Isso geralmente é insignificante, mas pode se tornar notável em pequenas fábricas onde a energia é limitada. O dreno é cumulativo com o consumo de energia - por exemplo, uma Máquina de montagem 2 ativa consumirá 155 kW (consumo de energia de 150kW + dreno de 5kW).

Conexão

Uma conexão individual é removida refazendo a conexão com fío de cobre.

Uma rede é criada colocando geradores elétricos (como Gerador a vapor ou Painel Solar) e consumidores elétricos, garantindo assim que uma conexão entre o gerador e o consumidor exista usando distribuidores (como Poste pequeno). Postes elétricos cobrem áreas de tamanhos diferentes, dependendo do tipo. A área de cobertura aparece como uma sobreposição azul ao redor do poste. Se dois pólos forem colocados perto o suficiente, eles se conectam automaticamente. Um edifício é conectado se um bloco do edifício estiver em uma área coberta. Passar o cursor sobre um polo relata a satisfação atual das demandas de energia na rede desse polo, e clicar em um polo fornecerá uma interface detalhada sobre a rede elétrica desse polo. (Ver abaixo)

  • Clique com a tecla Shift pressionada em um poste existente para remover todas as suas conexões com outros polos.
  • Postes desconectados podem ser conectados com um único Cabo de cobre arrastando de poste em poste (clique esquerdo na parte inferior do poste com o cabo na mão.)
  • As conexões individuais podem ser removidas "conectando-as" com um cabo de cobre. Isso não consumirá o cabo.
  • Você pode usar a tecla de lugar (o padrão é o mouse esquerdo) enquanto corre/dirige para colocar automaticamente os pólos na maior distância conectável, enquanto cobre todas as entidades não energizadas no caminho. Isso permite eficiência total ao conectar longas distâncias. Se conectar a longas distâncias, recomenda-se o uso de Poste grande.

Um poste elétrico recém-colocado será conectado automaticamente a postes próximos, de acordo com as seguintes regras:

  1. Ele será conectado a outros postes disponíveis, começando pelo mais próximo.
  2. Não será conectado a 2 postes conectados um ao outro (não formará um triângulo de 3 postes).
  3. Não será conectado a mais de 5 outros postes.

Tela de informação da rede elétrica

Interface de informação da Rede Elétrica

A interface de informações da Rede Elétrica pode ser acessada clicando com o botão esquerdo em qualquer poste elétrico próximo.

Você só verá as informações da rede elétrica à qual esse poste estiver conectado! Diferente das informações de produção (pressione P), as informações da rede elétrica não são medidas globalmente, mas pela rede.

  1. Satisfação - A quantidade atual de energia consumida pela rede. Essa barra deve estar cheia. Se não estiver cheio, significa que as máquinas conectadas à rede estão consumindo mais energia do que é produzido e a barra muda de cor para amarelo (> 50%) ou vermelho (<50%).
  2. Produção - A energia atual produzida pela rede. Essa barra nunca deve estar cheia. Se estiver cheio, significa que as máquinas conectadas à rede estão consumindo toda a energia disponível. Quanto menos cheia esta barra, mais energia excedente estará disponível.
  3. Capacidade do Acumulador - Quanta energia é atualmente mantida dentro dos acumuladores conectados à sua rede. Medido em joules; 1 Joule = 1 Watt * 1 segundo (veja também wikipedia:pt:Joule). Essa barra deve poder preencher completamente antes de esvaziar novamente.
  4. Intervalo de tempo - Defina o intervalo tempo para os gráficos abaixo. "5s" significa nos últimos 5 segundos.
  5. Consumo detalhado - Uma lista de consumidores do maior consumo de energia para o menor. No figura, 210 Mineradora elétrica consomem a maioria da energia com 2,2 MW.
  6. Produção detalhada - Uma lista de produtores da maior produção de energia para a menor. No exemplo da figura, 26 Gerador a vapor produzem toda a eletricidade da fábrica.
  7. Gráfico de consumo - mostra o consumo das diferentes partes da rede ao longo do tempo.
  8. Gráfico de produção - mostra a produção dos diferentes produtores da rede ao longo do tempo.

Observe que o período influencia a produção/consumo detalhados mostrados: os watts exibidos são a produção ou o consumo médio total de energia em período integral. Definir prazos mais longos também permite ver a produção ou o consumo passado das máquinas, mesmo que elas não estejam atualmente conectadas à rede.

Propriedades da rede

A eletricidade é fornecida com prioridade. A demanda por energia é atendida pelos geradores na seguinte ordem:

  • Painel Solar - Prioridade máxima; eles sempre trabalham com o desempenho máximo disponível, a menos que possam cobrir toda a demanda da rede; nesse caso, eles correspondem à demanda.
  • Gerador a vapor and Turbina a vapor - Eles correspondem à demanda que os painéis solares não podem satisfazer; observe que os motores e as turbinas têm a mesma prioridade; a demanda restante é igualmente dividida entre os dois.
  • Acumulador - Último recurso. Eles são descarregados apenas quando a demanda não pode ser atendida por outros meios. Eles também são carregados apenas quando toda a demanda é atendida e há ainda mais energia disponível.

Pode haver situações em que comportamentos diferentes sejam desejados (como painéis solares combinados com acumuladores para entrega noturna), caso em que o uso inteligente de um Interruptor e a Network network pode ajudar.

Ver também