In other languages: Česky English Français Italiano 日本語 Polska Русский 中文

Rede de circuito

From Official Factorio Wiki
Jump to: navigation, search

Rede de circuitos são feitas usando fio vermelho ou fio verde, e habilita o controle dos recebedores de sinais, baseado nas informações enviada para a rede pelos enviadores de sinais. A maioria dos enviadores de sinais são os dispostivos de armazenamento, e envia sua informação em um canal específico, baseado no item ou líquido que o dispositivo de armazenamento contém. Cada rede de circuito contém um canal para cada tipo de item, assim como 48 sinais virtuais que se agem como canais definidos pelo usuário. 'Tudo', 'Qualquer um' e 'Cada um' também estão disponíveis como opção.

Duas redes de circuito compartilhada por um poste de eletricidade.

Uso

Enviando informação

Enviadores de sinais enviam para a rede a quantidade de itens e líquidos que contém neles ou um sinal definido pelo jogador. Cada quantidade é enviada como um valor número no 'canal' correspondente ao item. Por exemplo, um Tanque de armazenamento que contém 1000 de Petróleo irá enviar 1000 no canal de Óleo Cru.

Os canais são separados entre si, para que eles possam enviar simultaneamente carregar número para cada item e flúido no jogo, e por cada um dos canais extra definidos pelo usuário (dígitos 0-9, letras A-Z, e 9 cores diferentes). Todos os canais não usados tem valor zero.

Vários sinais enviados do mesmo item ou flúido são aditivos: se existem dois Tanques de armazenamento com 1000 de Óleo cru cada, o valor de Óleo cru no canal enviado na rede será 2000.

Todos os fios da mesma cor conectados por uma junção formam um rede o que significa que vão passar seus sinais um para o outro. Por exemplo, se 2 fios vermelhos estão conectados na mesma entrada de um combinador, cada fio recebe o conteúdo do outro. Isso pode resultar em um 'feedback' se não tomar cuidado; veja Feedback (em combinadores aritméticos, abaixo) para explicação.

Números são inteiros 32 bit, -2147483648 até 2147483647 inclusive, e são codificados em complemento para dois. Os números "dão a volta" quando estouram, então 2147483647 + 10 vira -2147483639. Ao entrar um número em um combinator pode parecer que o limit de 32 bits até o GUI ser fechado, nesse ponto o número vai estourar (pra cima ou pra baixo).[1]

Controle de dispositivo

Recebedores de sinais podem ser usado informação propagada, na maioria dos casos para habilitar/desabilitar um dispositivo. Eles podem comparar os resultados de canais diferentes, ou comparar um canal com um valor específico.

Dispositivos recebedores soma todos os sinais de cada cabo conectado a eles, sendo cabos vermelhos ou verdes. Por exemplo, se um insersor está conectado a um cabo vermelho carregando um sinal de 20 placas de cobre e um cabo vermelho com 10 placas de cobre, o sinal de entrada para um recebedor será de 30 placas de cobre.

Multiplos cabos da mesma cor irão somar e compartilhar os sinais deles. Por exemplo, 3 baús A, B e C conectados em sequência (A -> B -> C) com um cabo verde irão enviar a soma do conteúdo para qualquer cabo verde conectado a qualquer um dos baús. Entretanto, se um fio vermelho conectar o baú A em um insersor, este insersor só vai mostrar o conteúdo de A como sinal de entrada.

Dispositivo

Cada dispositivo quem é possível conectar na rede de circuitos tem um ícone Circuit network panel.png localizado no canto superior direito do panel de informações. Clicando nesse ícone irá te mostrar as opções disponíveis da rede de circuitos parece esse dispositivo (nota: um fio verde ou vermelho precisa estar conectado, ou a messagem "não contectado", será mostrada no lugar). Clicando no ícone Logistic network panel.png próximo a ele, o dispositivo pode ser conectado na rede logística se estiver no alcance de uma, que possibilita condições serem setadas.

Condições pode ser setada para ambos circuitos (sinais de fios verde e vermelho são somados) e rede logística, que irão atuar como uma porta lógica AND.

Os seguintes dispositivos podem ser conectados em uma rede de circuito:

Ícone Nome Sinais de saída possíveis Opções de controle possíveis
Transport belt.png
Esteiras Esteiras podem enviar o conteúdo para a rede de circuitos.
  • Modo Pulso: O sinal enviado é de apenas um pulso quando o item entra na trilha.
  • Modo continuo: O sinal é enviado continuamente emquanto os itens estiverem na esteira.
Esteiras podem ser habilitadas por condição.
Inserter.png
Insersores Todos os insersores podem enviar seus itens para a rede de circuitos.
  • Modo Pulso: O sinal enviado é de apenas um pulso quando o item é pego.
  • Modo continuo: O sinal é enviado continuamente emquanto os itens estiverem sendo segurados.
Todos os insersores podem ser habilitados por uma condição. O tamanho da pilha do insersor também pode ser sobreposto por um sinal de controle (configurável).
Filter inserter.png
Insersor com filtro Mesmo que acima. Os insersores de filtro podem ter os filtros setados pela rede de circuitos: até 5 itens cujo sinais correspondentes tem um valor positivo estão na lista permmitida.
Wooden chest.png
Baús Todos os baús podem enviar seus conteúdos para a rede de circuito. Baús logísticos enviam seu conteúdo também para a Rede logística
Requester chest.png
Requester chest Mesmo do acima. Os itens requisitadso podem ser setados pela rede de circuitos.
Storage tank.png
Tanque de armazenamento O tanque de armazenamento pode enviar o seu conteúdo para a rede de circuitos
Gate.png
Portão Portões podem enviar o sinal apra a rede de circuitos. Portões podem abrir baseado em condição.
Rail signal.png
Sinal ferroviário Os sinais ferroviários podem enviar seu estado para a rede de circuitos. Os sinais ferroviários podem ser definidos para vermelho em uma condição.
Rail chain signal.png
Sinal ferroviário em cadeia Sinal de trem pode enviar seu estado para a rede de circuito.
Train stop.png
Parada de trem Estações de trem podem enviar o conteúdo de um trem parado nelas para a rede de circuitos assim como ler a identificação única de um trem. Estações de trem podem enviar o conteúdo para um trem da rede de circuitos como condição de espera, assim como habilitar e desabilitar a estação em si.
Accumulator.png
Acumulador Pode enviar o nível de carregamento em percentual para a rede de circuito.
Roboport.png
Roboport Pode enviar o conteúdo da rede de logística e/ou as estatísticas dos seus robos para a rede de cirbuitos. O sinal usado para a estatística do robô é configurável.
Burner mining drill.png
Mining drill As mineradoras podem enviar informações sobre os recursos que da própria mineradora quanto de todo o campo onde está minerando. Mineradoras podem ser desabilitadas por condição.
Pumpjack.png
Bomba de petróleo Mostra a velocidade do petróleo minerado. Pode ser habilitado por condição.
Power switch.png
Interruptor Interruptores podem se conectar em redes de energia por condição.
Programmable speaker.png
Alto falante programável Mostra alertas ou toca sons baseados nos sinais dos circtuios. Pode ser usado para fazer sons simples.
Lamp.png
Lâmpada A lâmpada pode ser ligada por condição. Se receber um sinal de cor, ela pode ser setada na cor dada.
Offshore pump.png
Bomba d'água A bomba d'água pode ser habilitada por condição.
Pump.png
Bomba A bomba pode ser habilitada por condição.

Estrutura física da rede

A rede de circuito consiste apenas nos dispositivos conectados juntos por fios da mesma cor. Fios podem ser ligados diretamente de um dispositivo no outro, ou ser passados através dos postes de energia. A distância do cabo é limitada pela sua última conexão.

Note que cada conjunto de fios formam uma rede separada. Por exemplo, é totalmente possível ter 4 redes de fios vermelhos e 3 de fios verdes. Se acontecer de fios vermelhos e verdes tocarem o mesmo poste de energia ou dispostivo, a rede vermelha e verde continuarão separadas e não vão se linkar. Entretanto, dois fios vermelhos ou dois fios verdes se tocarem, eles se linkarão. Use fios de cores diferentes para separar redes próximas.

  • Para conectar fios ou cabos a um poste, simplesmente clique na entidade, e depois na base do poste.
  • Para desfazer a conexão do cabo ou fio, coloque a mesma cor do fio na conexão existente. Você não recebe o cabo retirado de volta.
  • Para remover todas as conexões de um poste, use o shift quando clicar no poste. O primeiro clique com o shift irá remover todas as conexões elétricas, e o segundo clique vai remover todas as conexões de fios verdes e vermelhos.
  • Quando conectado a um Combinador de aritmética or Combinador de Decisão, tome cuidado ao conectar os fios na entrada ou saída certos. Use o modo "Mostrar detalhes" para ver a orientação do combinador.
  • Passando o mouse por cima de um item irá ressaltar todos os fios conectados ao item.
  • Passando o mouse em um poste que faz parte de uma rede irá mostrar os sinais dessa rede. Alguns items como combinadores irão mostrar também as entradas e saídas quando o mouse estiver sobre eles.

Combinadores

Combinadores funcionam tanto para enviar quanto para receber sinais e permitem funções mais avançadas que podem ser usadas na rede de circuitos.

  • O Combinador constante envia até 15 valores em qualquer dos canal ele estiver conectado. (No momento, você não pode especificar se um valor deve estar no canal vermelho ou verde; se você precisar de valores diferentes, use dois combinadores, um para cada fio de cor.) Você pode usar qualquer canal de item ou qualquer um dos canais de sinal virtual.
    • Observe que usar dois dos 15 slots para transmitir valores no canal 'mesmo' é o mesmo que transmitir a soma dos dois valores de um slot.
  • O Combinador de aritmética executa operações aritméticas nos valores de entrada e transmite o resultado para o canal de saída especificado. Os canais de entrada e saída podem ser qualquer canal do item ou qualquer um dos canais de sinal virtual.
    • Conectando: O combinador aritmético se conecta a uma rede vermelha ou verde em seu lado de entrada (os terminais são colocados no corpo principal e parecem velas) e executa um cálculo aritmético que é transmitido para o especificado canal em seu lado de saída (os fios de saída parecem esticar um pouco do corpo do dispositivo).
    • Feedback: Observe que a rede de entrada e a rede de saída não são a mesma rede. Conectar a rede de saída de volta à rede de entrada resultará em um loop de feedback. Por exemplo, adicionar 1 ao valor para placas de cobre e transmiti-lo como placas de cobre é uma ação que resulta em um loop infinito se a saída for conectada de volta à entrada. O valor das placas de cobre aumentará rapidamente (mas não instantaneamente). (A taxa na qual ele sobe é determinada pela taxa de tique atual.) Essa técnica pode ser combinada com a lógica combinadora do decisor para fazer relógios eletrônicos, portões e outros sistemas; veja Tutorial de combinador para técnicas avançadas.
    • Cada: Este combinador pode usar o sinal 'Cada' tanto para entrada quanto para saída, caso em que todos os canais de entrada diferentes de zero terão a operação do combinador executada e transmitida no lado da saída. Ter cada um dos sinais de entrada e saída e usar uma operação sem mudança (como adicionar zero) é equivalente a ter um fio de 'sentido único'; todas as informações da rede de entrada são copiadas para a rede de saída, mas o inverso não é verdadeiro.
    • Multi-rede: O combinador aritmético pode ser unido às redes vermelha e verde no lado da entrada e somará suas entradas.
  • O Combinador de Decisão funciona como um combinador aritmético, mas é projetado para comparar valores. Essencialmente, é uma condição. Em termos de conexão, feedback e cada sinal, ele funciona conforme especificado acima. Além disso, ele pode lidar com os sinais Everything e Anything e executa funções mais complexas do que somar quando conectado a várias redes. Veja a página Combinador de Decisão para mais detalhes sobre como usá-lo.

Sinais virtuais

Sinais virtuais disponíveis para uso na rede de circuitos

Sinais virtuais são sinais especiais que não são de itens. Além dos três sinais lógicos, os sinais virtuais não se comportam de maneira diferente dos sinais de itens.

48 sinais virtuais podem ser enviados através de uma rede. Eles incluem os dígitos de zero a nove, as letras de A a Z, um ícone de seleção, ponto e ícone de informação e as cores vermelho, verde, azul, amarelo, magenta, ciano, branco, cinza e preto.

Sinais lógicos

O ícone dos três sinais lógicos

Três dos sinais virtuais não podem ser enviados por uma rede, mas aplicam lógica especial a vários sinais

Todos

Todos pode ser usado no lado esquerdo em condicionais. A condição será verdadeira quando a condição for verdadeira para cada sinal de entrada. A condição também é verdadeira se não houver sinais. Isso significa que o sinal todos se comporta como quantificação universal.

A saída de um Combinador de Decisão também pode usar todos, a menos que a entrada esteja definida como cada um. Quando usado, o combinador emitirá sinal em todos os canais com entrada diferente de zero, desde que a condição seja verdadeira; o valor será o valor de entrada ou 1, dependendo da configuração correspondente.

Qualquer um

Qualquer um pode ser usado no lado esquerdo das condições. Será falso quando não houver entrada. A condição será verdadeira quando a condição for verdadeira para pelo menos um sinal. Isso significa que qualquer um sinal se comportar como quantificador existencial.

Cada um

Cada um pode apenas ser usado no lado esquerdo da entrada e saída do decider combinator e arithmetic combinator. O sinal pode apenas ser usado como saída se usado como saída. Quando na entrada e saída, faz com combinador fazer sua ação em cada sinal individualmente. O combinador irá ter como saída a coma de cada uma das ações se usado apenas como entrada.

Tutorials

Rede logística

A rede logística usada por Robô logístico é essencialmente uma terceira rede (sem fio), juntamente com as redes com fio verde e vermelho. A rede logística é baseada na proximidade de um Roboport central.

Alguns dispositivos também podem ser conectados à rede logística. Se um dispositivo tiver condições definidas para o circuito e a rede logística, ele será ativado se as duas condições forem verdadeiras.

Consulte os artigos Rede logística e Roboport para obter mais informações.